
Em situação pandêmica ainda desfavorável, Santa Catarina libera eventos com mais de 500 pessoas
Seguindo o exemplo de flexibilizações pelo mundo, como Estados Unidos e Reino Unido que contam com maiores percentuais de vacinados e políticas sanitárias eficazes contra o coronavírus, uma nova Portaria foi publicada no dia 28 de junho pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina criando regras para a solicitação de eventos com mais de 500 pessoas.
Para liberação, a organização precisa enviar um "plano de contingência" à Vigilância Sanitária Estadual, a fim de gerar um parecer com a avaliação de risco. Este documento é analisado na prefeitura da cidade a ser realizado e pela Comissão Intergestores Regional, com autoridades municipais da região, formando assim o veredito.
Enquadram-se atividades coletivas de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política que geram concentração ou fluxo excepcional de pessoas. No documento, em que é necessário levar em conta todas as demais regras já em vigor no Estado, devem ser indicados o tipo, localização e número máximo de participantes previsto.
Além disso, é necessário detalhar como será feito o monitoramento dos riscos, o planejamento em situações de urgência e se será ofertado produtos e serviços, como alimentação e música ao vivo. A novidade não vale para eventos com menos de 500 pessoas como casamentos, formaturas e clubes, por exemplo, que já possuem regras específicas.
O teste rápido exigido será o de antígeno (com sensibilidade de detecção próxima a do RT-PCR se realizado após 72h ao início dos sintomas ou sete dias do suposto contato, se assintomático). O imunológico, de custo unitário maior, serve para identificar quem já tem anticorpos no sangue, sendo ineficaz no rastreio e quebra da cadeia de contágio.
Não há menção sobre máscaras de nenhum tipo, algo cientificamente comprovado para reduzir a transmissão. Apesar de liberar o uso de proteção facial ao ar livre, muitos países europeus ainda exigem para locais fechados, em especial onde se tem música e é necessário falar mais alto —aumentando a presença de gotículas de saliva no ar.
Mesmo em platô alto e testagem insuficiente, o Estado tem confirmado cerca de 50 óbitos por dia e 2.500 novos casos diários há três meses. Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí (onde fica Itajaí e Balneário Camboriú), em risco potencial grave e gravíssimo, têm respectivamente incidência de 145 / 293 ativos a cada 100 mil habitantes.
Até a data de hoje, segundo o IBGE e o Portal Covid-19 no Brasil (que alimentam o Vacinômetro), Santa Catarina conta com 36,77% da sua população total vacinada em primeira dose e 11,55% completamente imunizada. Já de acordo com os dados mais atualizados fornecidos pelo Ministério da Saúde, os percentuais são ainda menores.
Confira outros detalhamentos da Portaria:
"A liberação de realização em todos os níveis de risco requer, obrigatoriamente, estudo prévio pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SES). A partir do resultado da avaliação dos indicadores de risco sanitário serão definidos os limites de participantes, conforme declarado no Plano de Contingência do evento de grande porte ou de massa:
I - Potencial de risco baixo: permitido o limite máximo de participantes;
II - Potencial de risco médio: permitido 50% do limite máximo de participantes;
III - Potencial de risco alto: permitido 30% do limite máximo de participantes;
IV - Potencial de risco altíssimo: fica impossibilitada a realização do evento."
Sobre o autor

Alexandre Albini
Economista de formação, DJ desde 2007 e colunista de veículos especializados em música eletrônica a partir de 2012, foi por quatro anos Editor-chefe da Revista House Mag.
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
