Notícias

Governo de São Paulo amplia horário de funcionamento e capacidade do comércio

Em coletiva de imprensa, o Governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (28), novas regras para fase de transição, que passarão a valer entre os dias 1 e 16 de agosto, de acordo com as melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra Covid-19.

Entre as mudanças, estão:

  • aumento do limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos, que passa de 23h para 0h;
  • fim do toque de recolher durante a madrugada;
  • aumento da capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, que sobe de 60% para 80%.

Desta forma, a partir de domingo (1º), os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade, com protocolos de higiene mantidos, como uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de um metro. Celebrações em igrejas, templos e espaços religiosos são permitidas com cumprimento desses protocolos. Entretanto, eventos que geram aglomerações - casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público etc. - continuam proibidos.

O avanço da fase de transição para etapa de retomada segura poderá ocorrer a partir de 17 de agosto, caso o reflexo da vacinação continue positivo e a pandemia seja contida em relação à média de casos. Sendo assim, as restrições de horário serão retiradas e o atendimento presencial ocorrerá com 100% da capacidade, mas ainda com uso de máscara e distanciamento social.

De acordo com a Secretaria da Saúde, 75,9% da população adulta de São Paulo recebeu ao menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19, enquanto 27,2% estão completamente vacinados. A taxa de ocupação de leitos na UTI no estado é de 54% e há redução nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%).

Antecipação das vacinas

Doria também anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra Covid-19 no estado de São Paulo. A conclusão ocorrerá quatro dias antes da previsão anterior, com adultos acima de 18 anos vacinados com uma dose até 16 de agosto.