Notícias

São Paulo anuncia 30 eventos-modelo, confira cronograma

Em coletiva nesta quarta-feira (7), o Governador de São Paulo João Doria anunciou que o Estado de São Paulo realizará 30 eventos-modelo para retomada econômica do setor de eventos, que contarão com rigorosos protocolos de segurança e abrangerão as áreas de economia criativa, negócios, lazer, esporte e turismo.

Os eventos em São Paulo ocorrerão no segundo semestre de 2021 em diferentes formatos, na capital e interior, para públicos e atrações diversas, com apoio da iniciativa privada (ABEOC, ABRACE, ABRAFESTA, ABREVIN, ANEP, APRESENTA, SINDIPROM, UBRAFE etc.) em quatro categorias, sendo: 12 eventos de economia criativa; 2 eventos esportivos; 2 eventos de negócios; e 14 eventos sociais.

Confira o cronograma abaixo de eventos voluntários, ou seja, com custos de testagem e monitoramentos arcados pelo organizador, mas com participação e apoio das Secretarias do Governo e Vigilância Sanitária:

O primeiro a ser realizado será a Expo Retomada em Santos, uma Feira B2B no Santos Convention Center, nos dias 21 e 22 de julho, com público reduzido, e uma convenção de negócios ainda a confirmar.

No esporte, a corrida SP Volta de 10km ocorrerá em agosto, e o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 em novembro, no Autódromo de Interlagos.

Os eventos sociais, com público reduzido e monitoramento, que iniciarão em julho, serão: casamento na Baixada Santista; casamento na Capital; e 2 jantares comemorativos. No mês seguinte, serão realizados 9 eventos noturnos com diferentes públicos: eletrônico, sertanejo, funk e pop rock.

Os protocolos de segurança incluem vacinação completa (com duas doses de imunizante contra Covid-19), testagem, uso obrigatório de máscara, capacidade local reduzida, uso de álcool em gel e monitoramento pós-evento para avaliar o impacto de contágio.

O objetivo é criar um planejamento seguro, com apoio do setor privado e com base na ciência, para dar continuidade ao Plano São Paulo. Segundo Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência, tais ações serão possíveis graças a redução nos indicadores (número de pacientes internados e velocidade de contágio) e na média móvel de casos, que são efeitos da vacinação progressiva.

Patrícia Hellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, completa: "nós estamos iniciando agora um trabalho de eventos-modelo e estamos seguindo rigidamente os protocolos do Plano São Paulo, mas eles estão virando vitrine e referência, pois infelizmente temos tido também muitos descumprimentos de estabelecimentos que não estão seguindo as regras de forma adequada. (...) Nós vamos trabalhar juntos para mostrar como se faz e que é possível fazer um trabalho de evento seguro e com custo adequado, e de uma forma que seja possível termos essa retomada seguindo o regramento do Plano São Paulo." Ela também agradeceu aos empresários que estão cooperando com a iniciativa de seguir regras para retomada com segurança, para que haja "menos força tarefa de controle e mais força tarefa de esperança".