A cidade de São Paulo exigirá o passaporte da vacina para entrada em shows, congressos, feiras, convenções, jogos de futebol e demais eventos com público superior a 500 pessoas. A medida valerá a partir de quarta-feira, 1º de setembro, e somente cidadãos que tomaram ao menos uma dose da vacina contra Covid-19 poderão frequentar tais locais.
Além disso, é recomendado que estabelecimentos comerciais - como bares, shoppings, restaurantes e comércio em geral - também utilizem o passaporte da vacina. Entretanto, não é obrigatório apresentá-lo para acessar esses ambientes.
Publicada no Diário Oficial da Cidade no sábado (28), a medida foi determinada pelo prefeito Ricardo Nunes com objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 pelo país e vai de encontro a um movimento adotado por demais países do globo.
Caso a medida não seja respeitada, o estabelecimento sofrerá penalidades previstas no decreto de março de 2020: multa baseada nos parâmetros da Lei de Ocupação e Uso do Solo e até interdição e cassação da licença.
Para entrada nos locais, a população pode apresentar o comprovante físico ou digital, que pode ser baixado nos aplicativos Vacivida, ConecteSUS e E-Saúde (da Prefeitura de São Paulo), gerando o QR Code que autenticará a comprovação.
Fonte: G1 e Exame.
Imagem: Unsplash / Renan Kamikoga.
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3