Notícias

Prefeitura de São Paulo prevê Carnaval em 2022 com 15 milhões de pessoas

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou ontem (4) que há grande possibilidade de ter Carnaval no próximo ano na cidade de São Paulo, desde que os indicadores relacionados à Covid-19 estejam em queda. Já hoje (5), a prefeitura paulistana divulgou a abertura de cadastro para os blocos de rua, que deverão inscrever-se entre os dias 15 de outubro e 5 de novembro de 2021, caso tenham interesse em participar do Carnaval de 2022, com preferência para aqueles já tradicionais na cidade.

De acordo com a Agência Brasil , Nunes declarou na segunda-feira: “A tendência hoje é que tenha o carnaval. Muito provavelmente, teremos carnaval. Isso se continuar com os dados de hoje [da pandemia], com aumento da vacinação e queda do número de óbitos. Se continuar assim, vamos ter Carnaval."

Já nesta terça-feira, em coletiva de imprensa da prefeitura de São Paulo, foram apresentadas informações sobre como deve ocorrer o carnaval de rua na cidade no ano que vem. O governo municipal afirmou estar trabalhando para que o evento seja o maior de toda a história, atraindo mais de 15 milhões de foliões para as ruas da cidade. Entretanto, a realização do Carnaval 2022 estará condicionada aos indicadores da pandemia de Covid-19, podendo ser cancelado caso surja uma nova variante ou a situação epidemiológica piore.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido explicou que “esse cenário [epidemiológico] nós vamos ter que acompanhar para, no momento adequado, dar a autorização sanitária para que esse evento, com mais de 15 milhões de pessoas, aconteça. Mas a prefeitura não poderia se furtar a iniciar o planejamento. O evento adverso [que prejudicaria a realização do carnaval] seria o surgimento de uma nova variante, o que hoje nós não temos."

"Um conjunto de fatores será analisado. Se eles não forem favoráveis, não daremos autorização para a realização do evento” , completou. Segundo a Agência Brasil , o secretário considerou que não há possibilidade de cobrar comprovante de vacinação dos participantes, pois trata-se de um evento muito grande, mas a prefeitura espera que mais de 90% da população da cidade esteja vacinada até outubro.

Imagem: D.Rrete [crédito: @mynameisvitu / @sigmaffotografia].