Procura por conteúdo relacionado à saúde mental no Spotify dispara durante a pandemia
O Spotify destaca que a saúde mental está se tornando um de seus principais “gêneros” pelo rápido crescimento do assunto na plataforma. Buscas feitas a partir de um número maior de usuários, principalmente nesse ano, estão relacionadas a termos como “calma”, “atenção plena” e “autocuidado”, sendo que essas tiveram um fluxo 57% maior em 2020.
A procura por playlists e músicas relacionadas ao tema da saúde mental cresceu fortemente em comparação com 2019 e os dados desse relatório foram divulgados pelo próprio Spotify no Dia Mundial da Saúde Mental. O serviço de streaming também está experimentando uma alta de 122% pelos seus podcasts de autoajuda, ou seja, isso é mais que o dobro da quantidade de programação transmitida em 2019, à medida em que os problemas psíquicos de muita gente ainda continuam aumentando.
Katarina Berg, diretora de RH do Spotify, diz que “Problemas de saúde mental como depressão e ansiedade estão aumentando em todo o mundo. Isso já vem acontecendo há anos e não tem nada que indique um recuo nos casos. As consequências afetam na maneira como podemos crescer como humanos e buscar um bom desempenho até no trabalho. Por isso, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar e melhorar a saúde de funcionários e da sociedade. ”
Estamos vendo tendências semelhantes acontecerem também na própria indústria da música. Em 2020, Diplo lançou seu primeiro álbum inspirado numa temática ambiental e Marshmello apresentou o single “It’s OK To Not Be OK” com Demi Lovato para a Semana de Prevenção ao Suicídio. Esses são apenas alguns exemplos, é claro, mas por mais que este ano não tenha ocorrido como muitos esperavam, a música está aí sempre presente e continua mostrando-se cada vez mais poderosa.
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.