Notícias

Se você é sensível ao som, pode ser que seja um gênio da criatividade

Os cientistas acreditam que gênios como Darwin, Proust e Chekhov eram incapazes de filtrar o ruído atmosférico.

E você? Se distrai com esse ruído atmosférico? Bem, não se preocupe: Você não é o único, aliás está acompanhado por uma lista bastante impressionante de gênios como Kafka e Darwin.  De acordo com uma nova pesquisa, a sua alegada incapacidade de filtrar o ruído e informações sensoriais irrelevantes podem conter a chave para a compreensão da criatividade.

Cientistas da Northwestern University têm pesquisado a conexão entre a sensibilidade ao som e a realização criativa. Eles testaram a capacidade de 100 indivíduos para resolver problemas e descobriram que existem fortes ligações entre a criatividade e o bloqueio sensitivo “vazante” – a incapacidade de ignorar os estímulos de áudios atmosféricos. A pesquisa, publicada na revista Neuropsychologia, sugere que uma maior conscientização para o ruído está associada a uma capacidade de se concentrar em uma ampla gama de coisas ao mesmo tempo.

Isso só adiciona uma dimensão extra ao silencioso 4’33 “de John Cage. “Ouça” abaixo e leia mais sobre a pesquisa da Universidade Northwestern aqui (em inglês).

https://youtu.be/uZJ9GqsYRgM