Notícias

Após show com 5 mil pessoas em Barcelona, organizadores não detectam sinal de contágio

Os organizadores do show teste realizado em 27 de março com 5 mil pessoas na Espanha anunciaram nesta terça-feira (27), que não há nenhum sinal de contágio de Covid-19 após o evento. O show fez parte de um teste clínico para buscar formas seguras para a retomada do setor e, aparentemente, foi um sucesso.

A trilha sonora ficou por conta da banda espanhola de pop rock “Love of Lesbian” e é possível perceber a emoção dos envolvidos nos vídeos. “Bem-vindos a um dos shows mais emocionantes de nossas vidas!”, disse o vocalista da banda, Santi Balmes, se direcionando à multidão.

Na ocasião, o público não precisou respeitar o distanciamento social, apenas era necessária a utilização de máscaras. Duas semanas após o evento, eles foram submetidos a testes PCR e “não há nenhum sinal que sugira alguma transmissão do vírus dentro do evento”, anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol. “Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, pode-se garantir um espaço seguro”, ele acrescenta.

De acordo com o profissional, apenas seis casos positivos foram registrados 15 dias depois do show, mas os organizadores têm certeza de que “em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento”.

Além de Josep, o infectologista Boris Revollo afirma que há uma “porcentagem altíssima” de que os outros dois casos não tenham se infectado no dia do show. Portanto, “pode-se dizer que não houve uma ‘supertransmissão’ dentro do evento, comprovando que é possível criar eventos seguros para evitar a disseminação do coronavírus” , diz.

O show foi promovido por um grupo de festivais e promotores musicais em parceria com o hospital Germans Trias i Pujol com o objetivo de mostrar que as apresentações podem ser compatíveis com a pandemia. Essa mesma equipe foi responsável por organizar, em dezembro, um teste piloto deste protocolo em uma casa de shows de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para o vírus. Depois de vários dias, nenhum diagnóstico positivo foi identificado.

Sabemos que a realidade no Brasil é outra, mas não podemos deixar de pensar que atividades como essa representam uma luz no fim do túnel. Por aqui, seguimos sonhando com o momento em que estaremos nas pistas de dança novamente.

Imagem de capa: Pexels e Cesar de Miranda.