
Sónar 2025 conta com Vintage Culture, Mochakk, Skrillex e mais 100 nomes em junho
A 32ª edição do Sónar, o Festival de Música, Inovação e Criatividade de Barcelona, celebra a originalidade e a diversidade da cena global com uma programação exclusiva que atravessa gêneros e fronteiras. Desde o afrobeat de Pa Salieu até a mistura única de música club e pop do Sega Bodega, passando pelo mergulho do Dengue Dengue Dengue nos polirritmos andinos, ou a tripla vencedora do Grammy Latino Nathy Peluso apresentando seu álbum de remixes Club Gasa; o Sónar 2025 é um lugar para fãs de todos os estilos e cenas.
Artistas do house e techno também estão bem representados no line-up, desde a maestria de Dixon nas pistas de dança, passando por um live set sublime de Josh Caffé, até uma série de sets b2b e colaborações que conectam épocas, estilos e cenas: Skee Mask b2b Actress, Alinka b2b Shaun J. Wright e, pela primeira vez, o artista do Brooklyn Dee Diggs se apresentando com a lenda do house dos anos 90, Ultra Naté.
O festival também contará com o retorno de velhos amigos (além de celebrar aqueles que deixaram muita saudade), com uma nova colaboração entre Matthew Herbert e a multi-instrumentista Momoko Gil como Herbert & Momoko, e o que promete ser uma homenagem comovente a Ryuichi Sakamoto por Alva Noto e Fennesz com seu novo show Continuum.
De velhos amigos a novos, o Boiler Room faz sua estreia no festival com um palco no Sónar by Night na sexta-feira, 13, e no sábado, 14 de junho.
O Sónar by Night também vê o retorno da colaboração do Sónar com a Printworks London, com o palco SonarLab x Printworks, com curadoria conjunta, mantendo vivo o espírito do icônico local do Reino Unido durante sua atual reforma.
Todas essas novidades se juntam aos já anunciados sets ao vivo de Arca e Polo & Pan; shows audiovisuais de alto impacto de Eric Prydz, BICEP, CHROMA AV/DJ, Peggy Gou, Max Cooper, Cora Novoa e Daito Manabe, sets de clássicos contemporâneos como Four Tet, Vintage Culture, Helena Hauff e Barry Can't Swim; experimentações estilísticos de Skrillex b2b Blawan e Armin van Buuren b2b Indira Paganotto; e a nova face da vanguarda, com shows de Rone com o coletivo (LA)HORDE e o Ballet National de Marseille, Yerai Cortés e sua ‘Guitarra Coral’, Maria Arnal, Tarta Relena, Samantha Hudson e muito mais.
O Sónar também anunciou os artistas que tocarão nos cobiçadas slots de pôr do sol em cada dia do Sónar by Day. Começando na quinta-feira, 12 de junho, com a estrela brasileira MOCHAKK, seguido na sexta-feira, 13, com a inimitável evangelista de house Honey Dijon, e culminando no sábado, 14, com o britânico Overmono.
A 'AI + Creativity' apresentará as ferramentas mais inovadoras e as abordagens criativas menos convencionais da inteligência artificial, além de explorar perspectivas alternativas sobre essa tecnologia em constante evolução. Sob o tema ‘Futuring the creative industries’, serão exploradas novas perspectivas sobre a criação e a curadoria dos setores criativos de 2030. E sob o tema ‘Worlds to come’, novos mundos do futuro serão imaginados, desde a computação quântica e o futurismo não binário até a terraformação e as viagens interestelares.
A Sónar Week deste ano acontece de 10 a 15 de junho; 6 dias que transformam Barcelona no epicentro global da música e cultura eletrônica, por meio de colaborações e coproduções com os principais promotores e instituições da cidade.
A semana começa com a 3ª edição do +RAIN Film Festival, o festival de filmes gerados por Inteligência Artificial co-organizado pelo Sónar+D e pela Universitat Pompeu Fabra, e continua com as festas OFFSónar no Poble Espanyol (10 a 15 de junho), que reúnem os principais artistas e gravadoras da cultura internacional de clubes, incluindo Solid Grooves, ‘X’ by Adriatique, elrow, &ME e Adam Port (dois dos três membros da Keinemusik), FUSE e a banda australiana RÜFÜS DU SOL. O concerto oficial de abertura do Sónar acontece na quinta-feira, 12 de junho, no Palau de la Música Catalana, com um repertório de obras de Steve Reich e da compositora multipremiada Raquel García-Tomás. A instalação deste ano para o ciclo SonarMies no Pavilhão Mies van der Rohe também será anunciada em breve, assim como novas colaborações com outras entidades da cidade.
Todos os tipos de ingressos para o Sónar 2025 já estão à venda no site sonar.es.
AI & Music powered by S+T+ARTS: uma ponte entre a IA e a criação musical
Como parte do Sónar+D, pelo terceiro ano consecutivo, o programa AI & Music powered by S+T+ARTS reafirma o compromisso do festival com a cultura europeia, apoiando projetos artísticos, propostas criativas e pesquisas científicas focadas nos vínculos entre a Inteligência Artificial e a criação musical.
Dentro dessa estrutura, Ville Haimala (metade da dupla Amnesia Scanner) se junta ao lineup para apresentar seu novo álbum solo ‘Hyporeal’. Também apresentarão um novo álbum o músico experimental e artista audiovisual britânico Patten (pseudônimo de Damien Roach), bem como o artista R-010, de Madri, e a vocalista Venerandi, que, em seu show ao vivo ‘Phenomena’, farão experiências sonoras usando redes neurais digitais e a voz humana.
Esses artistas se juntam ao aguardado show ‘Ama’ de Maria Arnal, que está trabalhando em um projeto com mais de 14.000 vozes que estão treinando uma IA que será integrada ao show, bem como em seu álbum de mesmo nome (co-produzido, a propósito, por Alizzz, também presente no festival).
Coproduções e cocuradorias com 10 festivais europeus por meio do TIMES
O Sónar também faz parte do projeto cooperativo TIMES (The Independent Movement for the Electronic Scenes), co-fundado pela União Europeia. Essa iniciativa reúne 10 festivais europeus de vanguarda para produzir novas performances originais que combinam música e artes visuais, bem como para co-curar uma série de shows.
Nesta edição, o Sónar colaborou com o Insomnia (Tromsø), o Terraforma (Milão), o Semibreve (Braga), o Atonal (Berlim) e o Unsound (Cracóvia) para apresentar seis cocuradorias e duas residências artísticas.
A primeira resultou em dois shows audiovisuais exclusivos. Saint Abdullah, Eomac e Rebecca Salvadori apresentarão A Forbidden Distance, uma colaboração multidisciplinar entre três músicos eletrônicos e um cineasta que explora o impacto da migração na identidade. Enquanto isso, Chris Watson & Izabela Dłużyk apresentarão Białowieża, um trabalho pungente de gravação de campo da última floresta primitiva da Europa, Puszcza Białowiesża, na fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia - um local que se tornou um símbolo de tensões geopolíticas mais amplas. Ambos os projetos foram cocriados com os festivais Berlin Atonal, Semibreve e Unsound.
A segunda residência artística do projeto conta com Heith, James K e Günseli Yalcinkaya, que apresentarão The Talk, um projeto experimental que incorpora diferentes formatos, como discussão, projeção audiovisual e, é claro, performance ao vivo.
Sónar ao redor do mundo
Mais uma vez, o Sónar dá início à sua aventura internacional na capital de Portugal. O Sónar Lisboa retorna ao coração da cidade nos dias 11, 12 e 13 de abril, com o Pavilhão Carlos Lopes apresentando uma programação que traz o melhor do mundo para Lisboa.
O evento contará com participações de selos e coletivos locais, como Enchufada, Dengo Club e Príncipe x TraTraTrax, ao lado de estrelas globais como Underworld, Nina Kraviz, Richie Hawtin com seu show DEX EFX X0X, Anetha com seu novo show AV ‘EXHIBIT’, Modeselektor DJ set, Marcel Dettmann com seu novo show ao vivo ‘My Own Shadow’, JASSS, Max Cooper com ‘Lattice 3D/AV’ e muito mais.
Mais informações e bilhetes em sonarlisboa.pt.
Pouco depois, nos dias 9 e 10 de maio, será a vez do Sónar Istanbul, que celebrará sua 9ª edição consecutiva no Zorlu PSM. Entre os primeiros 21 nomes anunciados, os destaques incluem um DJ set especial dos The Chemical Brothers, juntamente com Richie Hawtin DEX EFX X0X, Modeselektor DJ set, Aïsha Devi + Emmanuel Biard }§{, e BASHKKA.
Mais informações e ingressos em sonaristanbul.com.
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

O talento feminino conquista o Sound Waves: conheça as 12 artistas que vão ferver o festival português

Uma história de força e resiliência no Norte do país: Deep Soul celebra 9 anos com 5 atrações nacionais
