A novela sobre o fim do SoundCloud chegou ao fim, aparentemente. O serviço de música digital em dificuldades garantiu uma nova rodada de financiamento que assegura que o SoundCloud permanecerá independente, mesmo quando uma nova equipe executiva assumir o controle do serviço no futuro. O Raine Group, um banco comercial boutique, juntou-se à empresa de investimentos Temasek, com sede em Singapura, na liderança de uma rodada de investimentos de US $ 169,5 milhões que infunde o SoundCloud com dinheiro muito necessário. O ex-CEO do Vimeo, Kerry Trainor, sucede o fundador Alex Ljung como diretor executivo, e Michael Weissman, outro ex-executivo do Vimeo, foi nomeado diretor de operações do SoundCloud.
O co-fundador da Ljung e SoundCloud, Eric Wahlforss, permanecerá com a empresa que fundaram há uma década. Ljung servirá como presidente do conselho da SoundCloud e Wahlforss como diretor de produto. Trainor disse à Billboard que sua experiência em execução do Vimeo – uma plataforma criada por cineastas para compartilhar e rentabilizar seus vídeos – ajudaria seu trabalho no SoundCloud, pois ele enfatizava melhor o desenvolvimento de ferramentas para músicos, DJs e outros criadores.
Essa é a abordagem que Trainor usou no Vimeo: cobrando cineastas para usar suas ferramentas de compartilhamento de vídeos, marketing e análise. Quando ele saiu da unidade IAC / InterActiveCorp em junho de 2016, contou entre as suas realizações triplicando os usuários mensais do site de compartilhamento de vídeos para 280 milhões e aumentando a quantidade de assinantes pagantes para 710,000.
Os músicos usam o SoundCloud para mostrar colaborações inusitadas ou postar trabalhos inacabados, promover novas músicas, receber feedbacks (modo privado) antes de lançar uma track, divulgação de sets, etc. Trainor disse que esta experimentação artística aberta dá à plataforma uma identidade única no espaço da música digital.
Os serviços de assinatura do SoundCloud fornecem informações sobre quais faixas são mais populares e onde. O serviço Pro, que custa US $ 7 por mês, fornece estatísticas básicas, como contagem de plays e likes, por país, além de gestão de comentários públicos, e o upload de até seis horas de áudio. A oferta ilimitada, por uma taxa mensal de US $ 15, levanta o limite da quantidade de música que pode ser carregada e fornece análises mais específicas. Trainor espera aumentar o número de usuários que pagam para usar o serviço do SoundCloud Unlimited, adicionando um kit de ferramentas criativo ainda mais robusto.
Vida longa ao Soundcloud!