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Soundcloud relata seu primeiro trimestre lucrativo, com aumento de 37% nas receitas

A pandemia foi severa na indústria da música, mas o Soundcloud emergiu como uma exceção. A maior plataforma de streaming de música e áudio do mundo atingiu seu primeiro trimestre lucrativo este ano. Isso não é pouca coisa em meio a uma recessão global.

No início desta semana, o CEO do Soundcloud, Kerry Trainor, disse à Music Business Worldwide: “Com o fim de 2020 agora em vista, teremos atingido nosso terceiro ano cosecutivo de aceleração do crescimento da receita e nosso primeiro trimestre lucrável, com reservas de caixa substanciais para continuar a investir na plataforma”.

O trimestre mais lucrativo do Soundcloud, que foi o terceiro trimestre deste ano, veio depois que sua receita disparou 37% para US $ 166 milhões em 2019. Isso é um ganho de receita considerável em comparação com seu crescimento em 2018, que foi de 19%.

O coronavírus não afetou o Soundcloud dramaticamente. Em seu arquivamento anual no ano passado, a empresa escreveu que “viu uma verdadeira mistura de ventos favoráveis e contrários”. Especificamente, a plataforma aumentou seus produtos de criador e seu negócio de assinaturas, e ainda planeja melhorar sua publicidade nos Estados Unidos.

Também em 2019, o Soundcloud atingiu recordes históricos em várias métricas, incluindo tempo de escuta. Ele atingiu suas marcas mais altas em usuários ativos mensais, usuários ativos diários, assinantes e publicidade também.

“Com vários anos de crescimento consistente e o capital adicional levantado no início deste ano, o SoundCloud está bem posicionado para enfrentar o impacto previsto para os negócios e continuar um caminho de crescimento sustentável em 2020”, afirma o documento de 2019.

Evidentemente, o Soundcloud supera outras plataformas musicais líderes quando se trata de contagem de faixas. Ele hospeda mais de 250 milhões de faixas, enquanto Spotify, Apple Music e YouTube Music têm cada um cerca de 70 milhões de faixas.

Desempenho à parte, o Soundcloud se saiu bem em ser amigável com os artistas. Em abril, anunciou um plano de US $ 15 milhões para apoiar músicos durante a pandemia. E no mês passado, a plataforma deu aos DJs acesso ilimitado a faixas offline.