Notícias

Spotify revela nova tecnologia “detector de plágio” para combater violações de direitos autorais

O compositor adquire influências e inspirações para trazer algo novo a partir daquele mundo ao seu entorno, incluindo até outras músicas que ele mesmo ouve em suas horas vagas. Tanto é que, às vezes, de forma totalmente não intencional, acontece de um ou outro escritor idealizar produções muito semelhantes a outras já existentes.

A fim de combater possíveis plágios e dar aos compositores proteção, o Spotify desenvolve uma patente que trará tecnologia para “detectar violação dos direitos autorais que já pertencem a outra obra”. Claro, existirá sempre para os músicos o argumento de que são incontáveis as combinações entre acordes e melodias possíveis. Por outro lado, a chance de se ter faixas mais parecidas também aumenta, o que reforçam afirmações dos produtores sobre mesmo assim seus trabalhos serem realmente autorais.

Embora algum grau de similaridade até nas notas das músicas possa ser questionado, com a tecnologia disponível hoje, os artistas também têm capacidade de modificar seus sons e evitar um plágio direto. Finalizando, para saber mais sobre essa importante iniciativa do Spotify, é só ler o pedido completo de patente através deste link.