Uma nova postagem do blog do Spotify, baseada em dados levantados na plataforma desde o ano passado, indica que a Dance Music cresceu no ambiente online, sendo mais procurada e consumida pelo público. Apesar da melancolia e incertezas que a pandemia global vem causando nas pessoas, o poder relaxante e animador encontrado em músicas, ainda mais nas nossas incríveis faixas EDM, significa grande porta de saída para todos conseguirem se reconectar com sentimentos melhores.
Já neste ano, em janeiro, o serviço de streaming registrou a criação de 80 mil playlists, todas com o termo “dance” incluso nos seus títulos. No Reino Unido, por exemplo, a média de plays em músicas eletrônicas está avançando e as inéditas listas de reprodução intituladas “Kitchen Rave” (rave na cozinha), cresceram 26%. Hoje, com as vacinas contra o coronavírus sendo distribuídas no mundo inteiro, parece haver um novo senso de otimismo no ar.
Somente entre artistas da cena Dance, os mais escutados de 2021 e até o momento são Calvin Harris e David Guetta. Ambos ocupam respectivamente a primeira e segunda colocações, de acordo com o post. Destacando também as faixas EDM de maior sucesso no ano, até agora, aparecem em sequência, no Top 3: "Don't Play" de Digital Farm Animals, Anne-Marie e KSI; ‘The Business" do Tiësto; e "Paradise" de Meduza e Dermot Kennedy.
“Enquanto muitos esperam ansiosamente pela reabertura das pistas, na nossa plataforma tem sido incrível ver o interesse de tanta gente pelo gênero, com fãs novos e leais voltando-se para as faixas para levantar seu humor, marcar a chegada do fim de semana e reviver momentos da pista de dança. Com festivais e eventos ao vivo programados para começarem este ano, a emoção está no auge. Estamos vendo isso refletido na plataforma, com a dança tendo um ano incrível no Spotify", afirmou Christie Driver-Snell, um dos editores de Dance Music no Spotify.
Para conferir a postagem completa, sobre esta ascensão digital da Música Eletrônica em tempos de pandemia global, acesse o blog do Spotify, por aqui.
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.