
O lançamento recente do Apple Music, serviço de streaming da Apple, e seu alcance rápido a todos os mercados globais possíveis provocou uma grande necessidade de ação por parte do Spotify, um dos principais concorrentes da Applena área em questão. Isso porque o serviço de streaming do primeiro já está presente no Japão e na Indonésia, ao contrario do segundo, que é popularmente conhecido e utilizado na Europa e nas Américas, e em parte da Ásia há pelo menos dois anos e meio. Com isso, a empresa tem se mostrado um tanto atrasada em relação à Apple, que já se encontra presente em toda a Ásia.
Inicialmente, o Japão tem sido o foco do Spotify. No entanto, o caminho para este mercado tem sido bastante árduo segundo a própria empresa; as mídias físicas continuam a representar uma grande parcela dos gastos da população japonesa com músicas. Além disso, o porta-voz da empresa diz que a ação deve ser feita com muita cautela, uma vez que as leis de direitos autorais no Japão “são bem complicadas”.
Enquanto a entrada no Japão tem se mostrado difícil, o Spotitysegue em busca de outro mercado na Ásia: a Indonésia, que conta com uma economia emergente. À medida em que o país continua a crescer, o uso da internet tem aumentado significantemente, e as vendas de celulares subiram 55% no ano passado, o que criou um potencial para que o país se torne um grande consumidor de apps, sendo visto, portanto, como um considerável consumidor para o serviço de streamingde música em curto prazo. O Spotifyprevê que o lançamento na Indonésia irá ocorrer mais cedo do que no Japão, já que as suas leis em torno da música têm se mostrado bem menos burocráticas.
Sobre o autor

Renan Fernandes
28 anos, fotógrafo e jornalista que fala sobre política, sociologia, filosofia e música.
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