Notícias

Spotify se prepara para bater de frente com a Apple

O lançamento recente do Apple Music , serviço de streaming da Apple , e seu alcance rápido a todos os mercados globais possíveis provocou uma grande necessidade de ação por parte do Spotify , um dos principais concorrentes da Apple na área em questão. Isso porque o serviço de streaming do primeiro já está presente no Japão e na Indonésia, ao contrario do segundo, que é popularmente conhecido e utilizado na Europa e nas Américas, e em parte da Ásia há pelo menos dois anos e meio. Com isso, a empresa tem se mostrado um tanto atrasada em relação à Apple , que já se encontra presente em toda a Ásia.

Inicialmente, o Japão tem sido o foco do Spotify. No entanto, o caminho para este mercado tem sido bastante árduo segundo a própria empresa; as mídias físicas continuam a representar uma grande parcela dos gastos da população japonesa com músicas. Além disso, o porta-voz da empresa diz que a ação deve ser feita com muita cautela, uma vez que as leis de direitos autorais no Japão “são bem complicadas”.

Enquanto a entrada no Japão tem se mostrado difícil, o Spotity segue em busca de outro mercado na Ásia: a Indonésia, que conta com uma economia emergente. À medida em que o país continua a crescer, o uso da internet tem aumentado significantemente, e as vendas de celulares subiram 55% no ano passado, o que criou um potencial para que o país se torne um grande consumidor de apps , sendo visto, portanto, como um considerável consumidor para o serviço de streaming de música em curto prazo. O Spotify prevê que o lançamento na Indonésia irá ocorrer mais cedo do que no Japão, já que as suas leis em torno da música têm se mostrado bem menos burocráticas.