Notícias

Estados Unidos aprova spray nasal de cetamina para tratamento de depressão

Você sabia que a ketamine (cetamina), “Special K, K, Kit Kat” – mais conhecida como a “droga da festa” – pode ser reduzida a seu “primo químico” chamado esketamina? A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos acaba de aprovar o spray nasal da Janssen Pharmaceuticals Inc. chamado Spravato. Contendo o composto, é o mais novo tratamento para a depressão.

Spravato é um spray nasal que pode ser recomendado para pacientes com depressão resistentes ao tratamento. Para quem tem um histórico de depressão com dois “sucessos” fracassados em medicação, aqui está a alternativa. A pessoa não precisa mais de antidepressivos orais prescritos (a critério do médico), pode tomar isso como um suplemento direto.

Os prescritores recomendam o uso uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Dependendo da gravidade da depressão no paciente, este spray deve ser administrado dentro de um consultório médico. A autoadministração sob supervisão de um prestador de cuidados de saúde é a outra opção. Por favor, note que o spray não pode ser levado para casa. Embora essas regras pareçam rígidas, é pela segurança de seu possível abuso e efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

Aqui estão os detalhes pelos quais você estava esperando. Sentimentos de tontura, náusea, vertigem, ansiedade e letargia podem surgir. Um aumento da pressão arterial, vômitos, sensação de embriaguez ou diminuição da sensibilidade também podem ocorrer. Dissociação – uma sensação de estar temporariamente “desconectada” de sua mente e corpo – não é incomum. Este é o efeito colateral típico do uso regular da cetamina.Quer saber mais sobre o composto químico? De acordo com o comunicado de imprensa da FDA, a esketamina é o s-enantiômero da cetamina. Esta é a primeira aprovação do tipo pela FDA para qualquer uso e marca novas abordagens no tratamento de problemas sérios de humor. Com os tratamentos atuais de depressão se mostrando ineficazes em 30 a 40% dos casos, este último teste parece ser inovador e promissor.

Leia o comunicado de imprensa completo no seguinte link: https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm632761.htm