
Tech House no Beatport e Kungs nas plataformas de streaming: confira os destaques da cena no relatório do Viberate
A plataforma de pesquisa e análise de música Viberate (co-fundada pelo veterano do Techno UMEK) acaba de publicar seu relatório anual “State of Music”. Uma boa parte cobre o Beatport, examinando grandes quantidades de dados para complementar as posições nas paradas da plataforma com insights sobre a popularidade de artistas, faixas, gravadoras e gêneros. Outra examina os principais canais de mídia social e música (Spotify, TikTok, YouTube e mais) para ver quais artistas tiveram o maior impacto em termos de visualizações, streams, curtidas e buzz online.
Analisando o Beatport, os dados mostram que Tech House continua sendo o gênero mais popular pelo terceiro ano consecutivo. Ela representou 44% das 100 melhores faixas em 2021 na plataforma e 4 das 5 principais tracks em 2021. A faixa vencedora foi “Set U Free (Extended Mix)” de Guz. Melodic House & Techno, House, Techno (Peak Time / Driving) e Drum & Bass também estão entre os cinco gêneros mais populares.
No que diz respeito aos artistas com melhor desempenho, os resultados são os seguintes: ARTBAT foi o número 1 em Tech House, John Summit “ganhou” no House, Space92 assumiu o trono Techno e Break ficou no topo em Drum & Bass.
O relatório também aponta as 10 gravadoras que mais crescem no Beatport. Anjunadeep, Sink or Swim e Ministry of Sound Recordings ocuparam os três primeiros lugares. 7 das 10 gravadoras que mais crescem se concentram principalmente no Tech House, de acordo com os dados.
Observando outras plataformas de streaming e redes sociais, o “State of Music” constatou que Kungs aproveitou 2021 no gênero eletrônico. O artista francês já estava no radar, mas somente em 2021, ele foi transmitido mais de um bilhão de vezes e obteve mais de 40 milhões de visualizações de vídeos no YouTube, registrando um dos maiores surtos de popularidade do gênero. Os três principais artistas inovadores de acordo com a popularidade também incluíram Sickick e Imanbek.
Olhando para os números globais de streaming, eletrônico foi o quinto gênero mais transmitido no Spotify em 2021. As playlists eletrônicas ficaram em terceiro lugar de acordo com o número de seguidores, atingindo regularmente mais de 100 milhões de ouvintes. Artistas eletrônicos continuam com mais sucesso no SoundCloud, pois representam 38% dos principais artistas analisados. Também é interessante notar que o eletrônico foi o terceiro gênero mais tocado nas rádios em todo o mundo, ficando entre o Rock e o Country.
O relatório também destaca três nomes a serem observados em 2022, pois seus números atuais de streaming e mídia social sugerem que eles estão ganhando ouvintes rapidamente: Mareux (14 milhões de streams), Ape Drums (39 milhões de streams) e Acraze (91 milhões de streams).
O “State of Music”, do Viberate, está programado para se tornar relatório anual. “Estamos sempre empolgados em apresentar conclusões de dados entre opiniões de especialistas”, explica UMEK. “Os dados são objetivos e pintam uma imagem imparcial de quão popular alguém ou algo é. O consumo de música cresceu em 2021, então meu objetivo para 2022 é usar as descobertas de dados para tentar melhorar ainda mais minhas estatísticas – e encorajo outras pessoas a fazê-lo também.”
Consulte este link do “State of Music” para obter o relatório e lista completa dos artistas com melhor desempenho, principais estatísticas musicais e tendências para 2022.
Imagem: reprodução - Viberate.
Sobre o autor
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
