Notícias

Pesquisa expõe que 90% da renda dos streams vão para apenas 1% dos artistas

Em um resultado pouco surpreendente para a maioria dos músicos, foi relatado recentemente em uma pesquisa a existência de uma desigualdade de renda gigantesca entre os artistas das plataformas de streaming de música.

Com 1,6 milhões de todos os artistas que lançaram suas músicas nos serviços de streaming musical no primeiro semestre deste ano, quase metade deles receberam menos de 100 plays. Além disso, foi divulgado que 90% de toda a renda dos streams estão indo para apenas 1% dos artistas. Os dados foram compilados pela Alpha Data, empresa de análise que alimenta os charts da Rolling Stone, além do próprio Spotify confirmando recentemente resultados similares.

De acordo com a pesquisa, “os 10% dos artistas que estão entre os primeiros levam quase todos plays”. Os 160.000 principais artistas que lançaram música durante esse período de tempo tiveram 99,4% da renda geral da plataforma”.

As plataformas como o Spotify acabaram disseminando ainda mais essa disparidade com playlists curadas pelos próprios editores, isso porque, de modo geral, os artistas mais populares (que representam a parcela de 1%) são incessantemente incluídos nelas. Estas playlists, como a “Today’s Top Hits” e a “New Music Friday”, são as mais frequentadas da plataforma e constantemente são colocadas como destaque da tela inicial dos usuários.

Entretanto, vale ressaltar que, embora as plataformas de streaming musical tenham a responsabilidade de representar todos seus artistas igualmente, fica a dica à nós ouvintes e fãs de música a buscar novos artistas e músicas fora do eixo mainstream que já são bastante privilegiados.