Notícias

Suzanne Ciani, a mulher que revolucionou o som e a música eletrônica

Você sabe quem foi Suzanne Ciani ? Provavelmente não! Mas ela foi responsável por uma revolução feita na década de 70 que nos afeta hoje diretamente.

Suzanne é uma pianista, compositora e designer de som italiana que encontrou sucesso inicial com sua música eletrônica inovadora. Ela recebeu treinamento de música clássica no Wellesley College e obteve seu Mestrado em composição musical em 1970 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde conheceu e foi influenciada pelo designer de sintetizadores, Don Buchla.

Em 1974, ela formou sua própria empresa, Ciani/Musica e, usando um sintetizador modular analógico de Buchla, compôs partituras para propagandas de televisão para empresas como Coca-Cola, Merrill Lynch, AT&T, etc. Além da música, sua especialidade era reproduzir efeitos sonoros no sintetizador, que os engenheiros de gravação achavam difícil de registrar corretamente; o som de uma garrafa de Coca-Cola sendo aberto e despejado foi uma das obras mais conhecidas do Ciani, e foi usado em uma série de comerciais de rádio e televisão no final da década de 1970.

Ela também é responsável por sons de “logotipo” pertencentes a Energizer e ABC. Tal era a demanda por seus serviços, que em um ponto ela fazia até 50 sessões por semana. Seus efeitos sonoros também apareceram em videogames, como o jogo de pinball Xenon.

Em 1977, Ciani forneceu os efeitos sonoros para a versão discográfica da trilha sonora de Star Wars. Ela adicionou a assinatura eletrônica “swoosh” ao Afternoon Delight pela Starland Vocal Band. Na época, Ciani pensou que o trabalho era apenas uma “canção sobre as naves espaciais”. Em 1982, Ciani começou a gravar álbuns no gênero New Age, caracterizado por uma mistura de instrumentos eletrônicos e tradicionais. Seu primeiro álbum, Seven Waves, foi inicialmente lançado no Japão em 1982, e mais tarde foi lançado em seus EUA nativos em 1984 através do Atlantic Records. A maior parte do álbum foi produzida usando sequenciadores de música Roland MC-8 e MC-4, combinados com um sintetizador Prophet 5 e uma máquina de ritmos Roland TR-808.

Na década de 1990, Ciani fundou seu próprio selo de música, Seventh Wave, no qual lançou todos os álbuns subseqüentes, que têm sido mais orientados de maneira clássica do que suas gravações anteriores.

Ela vai ganhar um documentário sobre sua vida e obra. Talvez seja ela a responsável pelo início da música eletrônica? Acho que sim! Uma mulher inspiradora e de vanguarda! Se liga no teaser: