
Quatro décadas em movimento: Sven Väth, entre passado, presente e futuro
Já parou pra pensar no que são mais de 40 anos dedicados à música? Não como ouvinte, não como fã — mas vivendo isso na pele, na alma e no coração, noite após noite, ano após ano, década após década. Sven Väth já quebrou essa barreira há muito tempo. E segue como se estivesse apenas começando.
Poucos nomes conseguiram se manter tão conectados ao espírito underground quanto ele. Enquanto a indústria se transformava e novos gêneros surgiam, Väth seguiu seu próprio caminho. Tornou-se um dos maiores ícones do Techno, patrono da cultura clubber, mestre no controle de pista — e, acima de tudo, um apaixonado pela arte de tocar, especialmente com vinis.
Por isso, quando ele decide revisitar a própria trajetória e compartilhá-la com o público, sabemos que a cena ganhou um presente e tanto. Se você não estava na pista décadas atrás com Väth, agora pode ter uma ideia de como era a energia quando ele tocava.
Isso porque ele lançou no fim março uma coletânea chamada Retrospective Collection, que faz um mergulho sonoro na sua história musical, resgatando faixas icônicas, conectando diferentes épocas e revisitando momentos fundamentais da sua jornada na música.
São mais de duas décadas condensadas em um só material, com remixes e participações de nomes como Adam Port, Eric Prydz, Kölsch, Speedy J, Bart Skils & Weska e Roman Flügel, este último inclusive com uma faixa inédita especialmente resgatada para a ocasião. É como se Väth nos entregasse uma cápsula do tempo.
Uma coleção que não serve apenas para lembrar o que foi feito, mas para reforçar que o ímpeto do artista alemão ainda segue pulsando forte, sempre acompanhado daquele espírito de descoberta e da construção de uma identidade que nunca cedeu à pressa nem à superfície. Você pode escutar a coletânea no Spotify e apoiar comprando através do Bandcamp.
Livro ilustrado: as histórias de Sven eternizadas
E como toda grande trajetória merece ainda mais, Sven Väth vai lançar em breve seu próprio livro ilustrado: “Sven Väth: 4 Decades Behind the Decks: A Journey of Music, Magic, and Euphoria”, previsto para 25 de junho. São mais de 340 páginas que misturam imagens raras da carreira de Sven, memórias pessoais e depoimentos de gigantes da cena, como Richie Hawtin, Carl Craig e Cassy.
É um livro que retrata a evolução do artista ao longo dos anos enquanto mergulha nas emoções através de fotos históricas. As histórias, por sinal, são contadas tanto pelo próprio Sven, como também por amigos, parceiros e familiares, mostrando um lado mais sensível e honesto por trás de Sven Vath, alguém que dedicou sua vida inteira à música. Você pode ver algumas imagens nesse post.
Retorno ao Brasil
E para fechar tudo isso com chave de ouro, nada melhor do que poder presenciar Sven Väth de perto, na pista. O alemão vem mais uma vez para a América do Sul neste ano e desembarca em abril na Argentina, fazendo conexão com o Brasil em maio, passando novamente pela Time Warp Brasil após uma apresentação histórica em 2024. Serão dois dias consecutivos — porque além de tocar no festival, ele também está confirmado no after oficial da TW. Imperdível para quem estiver em São Paulo.
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

Quatro décadas em movimento: Sven Väth, entre passado, presente e futuro

303 Festival: Arena Diversidades celebra paridade de gênero e a pluralidade da música eletrônica
