Notícias

Festivais de música podem retornar com capacidade total no Texas e no Mississippi

O governador do Texas, Greg Abbott, efetivamente abriu as portas para o retorno do setor de eventos do estado, incluindo shows e festivais de música em capacidade máxima.

Após a aprovação da Ordem Executiva GA-34, todas as empresas do Texas foram autorizadas reabrir sem restrições – incluindo uso de máscara – em 10 de março. “Acabei de anunciar que o Texas está 100% ABERTO. TUDO”, twittou Abbott. “Eu também terminei o mandato da máscara em todo o estado.”

Seguindo a ordem executiva de Abbott, o governador do Mississippi, Tate Reeves, também anunciou em seu Twitter a reabertura do estado: “Suspenderemos a obrigatoriedade no uso de máscaras no condado e as empresas poderão operar em plena capacidade, sem quaisquer regras impostas pelo estado. Nossas hospitalizações e o número de casos despencaram, e a vacina está sendo rapidamente distribuída. Chegou a hora!”

O New York Times observa que os relatórios diários de novos casos Covid-19 caíram drasticamente em todo o país após o pico em janeiro. No entanto, as decisões no Texas e no Mississippi foram polêmicas e geraram opiniões controversas.

Muitos condenaram o édito de Abbott de reabertura do Texas em meio à pandemia, como a CNN, que chamou sua decisão de “coçar a cabeça” e “anticientífica”. Grande parte da desaprovação decorre da taxa de vacinação per capita extremamente lenta do estado, à frente apenas da Geórgia e Utah em todo o país. O Texas Tribune observa que apenas 6,5% dos texanos foram totalmente vacinados até o final de fevereiro.

A decisão a respeito da obrigatoriedade do uso de máscaras ocorre apenas um dia após comentários da Dra. Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, alertando sobre os perigos de reabertura durante um clima tão precário. “Podemos perder completamente o terreno conquistado com dificuldade”, disse ela durante uma reunião na Casa Branca no dia 1º de março. “Eu sei que as pessoas estão cansadas, querem voltar à vida, ao normal, mas ainda não chegamos lá.”

Todos estão ansiando por um retorno à vida normal e esperamos que as decisões tomadas sejam sempre as melhores possíveis considerando tudo o que estamos vivendo desde o início da pandemia do Covid.