Notícias

Tomorrowland 2021 pode ocorrer com realização de testes rápidos, segundo epidemiologista belga

Com a pandemia do Covid-19, o futuro dos festivais globais ficaram incertos. Ao longo de 2020, muitos foram adiados, como é o caso do Tomorrowland. A esperada solução para o vírus está na criação e aplicação da vacina, que foi iniciada em alguns países, trazendo esperança para um retorno à normalidade num futuro próximo.

Pensando nos festivais, que são frequentados em sua maioria por pessoas mais jovens, ainda há a problemática de que estes estão no final da lista de vacinação, que será prioritária a outros grupos de pessoas. Sobre essa questão, o epidemiologista belga Pierre Van Damme, que atua na vacinação da Bélgica, foi questionado sobre os eventos do verão europeu. Ele comentou no noticiário matinal da VRT Radio 1 que a população mais jovem não será negligenciada e que todos os esforços serão feitos tornar mais rápida a imunização. “O início da vacinação entre os jovens belgas será, de acordo com o plano atual, durante as férias de verão, mas gostaríamos de fazer todo o possível para avançar, dependendo da aprovação e entrega das vacinas.”

Caso seja necessário que os eventos aguardem a finalização da vacinação, muitos deles podem não ocorrer. Mas se outras ferramentas forem desenvolvidas, como eventos pilotos que estão sendo testados, o Tomorrowland 2021 poderia ocorrer com participantes utilizando máscaras faciais e realizando testes rápidos de Covid-19 antes de entrar no festival. À pergunta “Pode o Tomorrowland continuar no próximo verão?”, a resposta de Pierre Van Damme é genuinamente otimista.

De acordo com o site We Rave You, ainda haverá reuniões entre as autoridades de saúde pública, representantes políticos e o setor de festivais. Uma vila de testagem e está sendo idealizada para garantir que os testes realizados tragam resultados imediatos e confiáveis. Esses centros de teste serão instalados próximos ao recinto do festival e agora são a chave para garantir que o Tomorrowland 2021 possa ser realizado.