Notícias

Turismo em Ibiza poderá voltar a acontecer no verão com passaporte de vacina

A Espanha planeja incluir passaportes de vacinas em seu protocolo de segurança para viagens, o que pode permitir que os turistas viajem para o país e para as ilhas vizinhas ainda neste verão .

A ministra do Turismo da Espanha, Reyes Maroto, disse aos jornalistas no início do mês que a medida significará um novo “elemento de mobilidade segura” para os viajantes. “Já temos protocolos de segurança em vigor, mas queremos dar mais um passo para ajudar no retorno de viagens assim que a situação do COVID-19 permitir”, explica, acrescentando que o governo está trabalhando com a União Europeia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para “adotarem protocolos comuns que darão confiança aos viajantes de que poderão circular com segurança”.

Esses protocolos planejados, incluindo o passaporte de vacinas, já foram aprovados para uso nas Ilhas Canárias e nas Ilhas Baleares, onde se localiza Ibiza , lugar onde “corredores de viagem” (rotas específicas de viagem com baixas taxas de infecção do COVID-19) foram testados no verão passado.

Maroto acrescentou que, caso a implementação da vacinação na Espanha se concretize conforme planejado e sejam observadas melhoras significativas na situação do COVID-19, pode-se ter esperança e certeza que o segundo semestre de 2021 será o momento de reativação do setor de turismo.

Os comentários de Maroto vêm poucos dias após o governo das ilhas Baleares anunciar que, a partir do início de março, bares e restaurantes em Ibiza, Formentera, Menorca e Maiorca poderão reabrir para o público local com terraço e espaços abertos.

O turismo é uma das indústrias mais importantes da Espanha, especialmente Ibiza, que recebe cerca de 80 milhões de turistas por ano, sendo responsável por mais de 12% do PIB do país, um dos motivos porque o setor é tão significativo para a economia local.