Universidade Federal do Rio Grande do Norte anuncia novo curso em Processos Fonográficos
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recém anunciou o curso técnico em Processos Fonográficos, que será vinculado à Escola de Música da instituição (Emufrn). Para os interessados, uma seleção será feita através de provas envolvendo habilidades específicas, nas áreas de áudio, eletrônica básica e acústica, além de ser necessário possuir conhecimentos musicais básicos.
Tal curso pretende exigir dos estudantes uma carga horária obrigatória de 1.200 horas/aula, divididas em seis semestres. Além disso, o objetivo da UFRN é sobretudo formar “profissionais em gravação e sonorização que atuem de forma crítica, criativa e inovadora”.
Com um plano pedagógico já aprovado para este curso, agora a próxima etapa a ser cumprida pela instituição é estabelecer diretrizes e normas, que permitirão o lançamento do futuro processo seletivo e seu respectivo edital.
E quem provavelmente poderá disputar essas vagas da universidade, em fonografia? Todos aqueles matriculados ou que já concluíram o ensino médio.
Quanto a estrutura curricular do curso, nela estarão presentes disciplinas como Elementos Básicos da Linguagem Musical; Sonorização; Prática de Estúdio; Edição de Partituras; Introdução à Gravação e Edição de Vídeo. Por fim, os alunos matriculados ainda terão que estudar mais 240 horas de matérias optativas, entre elas Análise Musical; Arranjos; Canto Coral; Empreendedorismo e Harmonia.
Fonte: G1.
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.