Notícias

Estudos apontam que as vendas de fita cassete duplicaram no Reino Unido em 2020

De acordo com a British Phonographic Industry (BPI), a comercialização de fitas cassetes dobrou no Reino Unido em 2020. Num ano tão turbulento que se passou, para os britânicos consumir música serviu como ótima válvula de escape na pandemia. Ressaltando também outra alternativa bastante procurada, as plataformas de streaming atingiram um pico histórico de plays no país, provavelmente devido aos lockdowns impostos à população, que acabou ficando mais reclusa.

Segundo o chefe do Executivo da BPI, Geoff Taylor, “o desempenho das produções musicais lançadas no ano anterior foi impactante e reforça o quão elas sempre serão relevantes para nosso país, mesmo com as vidas dos britânicos perturbadas”. Curiosamente, no mesmo 2020, tanto as cópias físicas quanto digitais dos álbuns tiveram 23,5% de retração em vendas. Essa informação deixa tudo ainda mais intrigante, pois ao mesmo tempo as buscas por cassetes não apenas dobraram (já que mais de 150.000 fitas foram compradas no período de 12 meses), mas um recorde de quase três décadas na comercialização de vinis também foi quebrado.

Grande parte dos artistas mais procurados pelas fitas acabaram sendo estrelas pop britânicas, como Dua Lipa, Kylie Minogue e The Streets. Até que os relatórios de 2021 não cheguem para mostrar outros dados surpreendentes, é possível ler a análise completa sobre música no Reino Unido, no ano passado, acessando o site da BPI .