Notícias

Vendas de vinil devem atingir o ponto mais alto após 30 anos

O vinil não apenas está muito vivo, mas também está mais forte do que nunca. Estamos chegando ao final do ano e as estatísticas mostram que 2020 foi o melhor ano de vendas de vinil nas últimas três décadas no Reino Unido, com vendas perto de atingir a marca de £ 100 milhões. Há uma série de fatos importantes e surpreendentes que precisam ser destacados.

Os relatórios semestrais da Discogs e da Recording Industry Alliance of America indicaram um ressurgimento das vendas de vinil nos Estados Unidos e os dados do The Guardian sugerem que o volume de vendas de vinil no Reino Unido cresceu quase 10% a mais do que em 2019, com números indo de £ 4,3 milhões para £ 100 milhões. Essa marca não era alcançada desde 1990, quando Sinéad O’Connor e New Kids on the Block lideraram as paradas. Esta tendência fantástica é notável, já que o mercado de música física caiu quase pela metade em abril, quando o primeiro lockdown no Reino Unido fechou lojas de rua. Os primeiros sinais do crescimento das vendas de vinil neste ano vieram quando as lojas de discos abriram em junho, pela primeira vez desde o fechamento. E qual é o motivo dessa busca pelo vinil?

Parece que devido à falta de festas e festivais, os amantes da música têm canalizado seus investimentos para a de aquisição dela, principalmente vinil. Fãs e artistas aproveitaram o tempo livre proporcionado pela pandemia para completar suas coleções e adquirir o vinil que sempre quiseram. Como as pessoas foram forçadas a ficar mais tempo em casa, elas valorizaram outras formas de consumir música. Qualidade, toque e experiência ganharam importância e as mesas giratórias foram resgatadas do sótão. O silêncio da quarentena foi substituído por aquele lindo ruído crepitante de manchas e sujeira, o som quente e reconfortante da música analógica. Artistas mainstream também têm ido para a cena nos últimos anos, contribuindo para o crescimento constante das vendas de vinil.

Drew Hill, diretor administrativo da Proper Music, o maior distribuidor independente de vinil e CDs do Reino Unido, disse ao The Guardian: “Vimos um crescimento de 250% desde o início do lockdown até onde estamos agora. (…) Eu pensei que poderia ser catastrófico para a indústria, mas durante o lockdown o tipo de pessoa que compra discos provavelmente também vai a muitos shows. Eles não podem fazer isso, então parece que os fãs estão gastando o dinheiro que costumavam gastar em shows todos os meses.”

O renovado interesse pelos formatos físicos não é exclusivo do vinil. As vendas de cassetes também aumentaram 85% neste ano. Já no caso dos CDs, a venda não acompanhou o mesmo crescimento.

Recentemente, a lendária rede Tower Records fez um retorno como uma loja online, tornando ainda mais fácil para nós obter nossos formatos de música favoritos.

Álbuns de vinil mais vendidos de 2020 até o momento (Entertainment Retailers Association):

1. (What’s the Story) Morning Glory? – Oasis (Sony Music)2. Rumours – Fleetwood Mac (Warner Music)3. Back to Black – Amy Winehouse (Universal Music)4. Nevermind – Nirvana (Universal Music)5. Ultra Mono – Idles (Partisan)6. Fine Line – Harry Styles (Sony Music)7. MTV Unplugged – Liam Gallagher (Warner Music)8. Disco – Kylie Minogue (BMG)9. Chromatica – Lady Gaga (Universal Music)10. Greatest Hits – Queen (Universal Music)