
A edição de 21 anos do XXXperience Festival rolou no dia 11 de novembro na Arena Maeda em Itu. Contrariando as previsões do tempo que apontavam a chuva como headliner, São Pedro deu uma trégua e a noite estrelada deu um charme especial à festa que se estendeu até a manhã ensolarada. Carregando uma longa história, a edição de 2017 contou com DJs de enorme referência na cena eletrônica brasileira e internacional. O festival se dividiu em quatro palcos cheios de produções audiovisuais e efeitos: Love Stage, Peace Stage, Union Stage e Skol Beats by Joy.
Para dar um gostinho de ansiedade ao público, dias antes do evento foram mostrados os preparativos do festival. Illusionize foi convidado para cobrir a montagem dos palcos e revelar como estava ficando o ambiente, tudo isso nos stories do instagram. Antecipados, também, foram vendidos pela internet estacionamento, consumação e armário, o que trouxe maior facilidade a quem adquiriu os ingressos. Com 18 horas de duração, o festival proporcionou uma experiência em diversos gêneros e palcos temáticos, provando que é possível a união da galera que curte diferentes vertentes numa atmosfera de harmonia e boas energias.
A programação no palco principal, Love Stage, começou muito bem ao som de Kubi. Em seguida, Vinne esquentou o clima com seus hits – não deixando de lado sua nova track com Zerky, o remix de It’s my Life do Bon Jovi – e Kvsh ferveu o ambiente no warm up do palco, fechando o set com o grande sucesso Sede pra te Ver em parceria com Breno Rocha e Breno Miranda. Liu, por sua vez, entrou ao som de Coastline, recentemente lançada pela Spinnin’ Records e agitou com força a pista com suas outras tracks. Gabriel Boni não deixou por menos e embalou a galera que cantou seu remix de Piloto automático do Autoramas. Em seguida, Cat Dealers continuou a vibe do palco e contagiou a pista com a energia da nova track Sunshine em parceria com LOthief e Santti; seguido de Oliver Heldens que mostrou seus mashups de sucesso e o gingado holandês que envolveu os brazucas. O público lotou o Love Stage pra ver a apresentação de Alok, que fez uma abertura impressionante e começou seu set com Fuego, uma collab com seu irmão Bhaskar. O DJ emocionou a galera com seus hits e adicionou um pouquinho de outras vertentes em seu show. A performance tão aguardada fez jus às expectativas e Alok encerrou o set sendo um dos destaques da noite no palco. Logo após, com um pouco menos espectadores, The Him não deixou a peteca cair e seguido de Klingande – com uma apresentação emocionante junto a um violinista e saxofonista –, fizeram bonito durante a madrugada iluminada. Illusionize, então, chegou com seu set grave e apresentou diversas tracks que sairão no seu novo álbum, fazendo o chão tremer com sua autenticidade. Outra apresentação de arrepiar foi a de Chemical Surf: os irmãos quebraram tudo com seus incríveis bootlegs e o novo hit Summer love com vocais de Jake Reese. Posteriormente, ao amanhecer do dia, Groove Delight e Gustavo Motta representaram num B2B de respeito. Chegando ao fim do festival, foi a vez do Chapeleiro se apresentar; e Vini Vici encerrou a XXX com atitude.
Peace Stage, o palco dedicado ao Trance, teve apresentações de Pink Up, Born in Noise, Special M, Cosmonet B2B GroundBass, Lucas O’Brien, Raja Ram, 1200 Micrograms, 3 of Life, Pixel, Vegas, Berg, Hi Profile, Mandragora, Devochka e Astrix – que teve o horário alterado duas vezes por conta de atrasos nos vôos. Já o palco dedicado ao Techno, Union Stage, trouxe Eric Olliver, Raul Boesel, Touchtalk, Dennis Cruz, Boris Brejcha – que lotou o lugar –, Chris Liebing, Anna, Victor Ruiz, Stephan Bodzin e Art Department. Skol Beats by Joy era acessado somente pelos festeiros que compraram o ingresso backstage. Tinha bar, caixa e banheiro próprios, além de um palco que contou com Clever Liboni, Gabriel Moraes, Soldera, Gabe, Lee Foss, wAFF, Loco Dice, Richy Ahmed e Solardo.
O festival de origem brasileira mais uma vez proporcionou uma edição marcante e mostrou o motivo de carregar uma trajetória de tanto sucesso e originalidade. “A nonsense journey is coming” foi uma produção com excelente infraestrutura e queima de fogos que arrepiaram a galera. Os efeitos visuais tornaram a noite mágica, numa atmosfera de união entre os amantes da cena eletrônica, a qual ficará na memória de todos que estavam presentes. Mas se você não foi, poderá conferir de perto a edição de 22 anos em 2018 já anunciada nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Itu.
Sobre o autor

Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
