Notícias

YouTube Shorts é a nova plataforma de vídeos curtos do YouTube

Os vídeos curtos chegaram chegando, dominando as redes sociais. Não à toa, o TikTok, rede social de vídeos de até um minuto, bombou na pandemia e em pouco tempo de existência se tornou uma gigante do mercado, influenciando outras mídias a seguirem o modelo. Assim foi com o Reels do Instagram e agora chegou a vez do Youtube surfar essa onda.

Hoje (7) a plataforma anunciou o lançamento do “Youtube Shorts”, permitindo vídeos na vertical de até 60 segundos, que podem ser gravados e editados direto no aplicativo para celular. Além disso, a ferramenta permite a criação de vídeos originais e o remix de conteúdos usando áudios do próprio aplicativo, o que representa um grande diferencial perante os concorrentes, que possuem algumas limitações no que diz respeito à utilização de áudio.

A priori, o recurso não estará disponível para todos, mas apenas para 25% dos usuários, o que deve mudar nas próximas semanas, com a liberação para o público geral. Os testes, no entanto, não datam esse ano. Desde setembro do ano passado, a plataforma vinha testando o Shorts na Índia, com alguns criadores de conteúdos tendo acesso antecipado à ferramenta e com alguns usuários podendo navegar por esses conteúdos. A plataforma de vídeos curtos do Youtube chegou aos Estados Unidos em março de 2021 e desde então já ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

Com o lançamento no Brasil, o Shorts ganhará ainda mais espaço no aplicativo do Youtube. Na página inicial, alguns vídeos curtos serão destacados. Além disso, o conteúdo também aparecerá entre vídeos relacionados e terão uma aba específica, possuindo uma experiência de navegação com uma rolagem infinita, muito similar ao TikTok.

Fonte: Tecmundo.