
Em homenagem ao Setembro Amarelo, Elias Goca e Tineway lançam a música “Hands Together”
Com uma rotina que foge à normalidade, profissionais da cena eletrônica estão muito sujeitos às consequências negativas que uma vida tão agitada pode gerar. Agendas lotadas, entra e sai de aeroportos e privação de sono são alguns aspectos que podem desencadear problemas de saúde mental em suas vidas.
Foi assim que o DJ e produtor Elias Goca descobriu a Síndrome do Pânico. Para muitos, falar sobre saúde mental ainda é um tabu cheio de preconceitos equivocados. No entanto, como temos visto ao longo do mês de setembro, nunca se fez tão necessário abordar o assunto.
“Depois de uma série de shows em 2015, uma angústia fora do normal, um medo inexplicável e pensamentos confusos surgiram. Achava que era cansaço, ressaca por conta dos excessos do fim de semana, mas depois que as crises de ansiedade e esses 'sintomas' estavam recorrentes, procurei ajuda médica. Eu tinha noção que tudo vinha da minha cabeça, mas sozinho não era possível controlar“, conta Goca.
Em tratamento há algum tempo, o artista alega que a pausa causada pela pandemia foi necessária para que repensasse vários aspectos de sua carreira e vida pessoal, além de focar em sua preparação para retornar aos shows de forma segura e com os pés no chão. Morando no Sul do Brasil, Goca conta que os shows locais não pararam 100%, o que o ajudou a não ficar parado.
Foi durante o momento de dificuldade causado pela Covid-19 que, por meio das redes sociais, Elias Goca conheceu o projeto Tineway, formado pelos amigos Fahren e Disantis. Com uma sonoridade única e cheia de personalidade, o duo representa uma união de talento e experiência adquiridos ao longo do tempo.
Alinhados com o importante debate sobre como saúde mental, os artistas se juntaram para o lançamento de “Hands Together”, track produzida com o intuito de ajudar as pessoas que estão passando por alguma dificuldade na vida. O nome da música lembra o dito “ninguém solta a mão de ninguém” e possui o objetivo de mostrar que, não importam as circunstâncias, ninguém está sozinho nessa.
O processo criativo da faixa iniciou quando os artistas ouviram "Smile”, de Ali Story, lançado pela Axtone, gravadora do gigante Axwell, e se sentiram inspirados para a criação de “Hands Together”. O piano é um dos elementos mais importantes da track, que também possui baterias marcantes, inspiradas na sonoridade de artistas gringos como Sonny Fodera, MK e Ali Storyd.
“Escutamos e percebemos uma pegada bem diferente, então decidimos seguir nessa mesma linha, com um piano marcante e vocais bastante expressivos”, relatam.
A faixa não poderia ser lançada em um momento mais adequado. Estamos no Setembro Amarelo, movimento mundial de conscientização contra o suicídio. Uma pesquisa recente publicada pela Play BPM acerca do tema mostrou que a saúde mental de profissionais da cena está bastante debilitada, especialmente durante a pandemia.
Alguns dados obtidos na pesquisa foram chocantes, como a quantidade de DJs que já tiveram pensamentos suicidas. 17 a cada 100 é o número de profissionais que já pensaram em tirar a própria vida. Além disso, todas as condições apontadas pela Play BPM (Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico e Burnout) tiveram um aumento considerando o período pré pandemia e o atual. “Embora o universo da Dance Music tenha um quê de glamour, a pressão e a rotina proposta por esse estilo de vida esconde que, por trás da CDJ, possa haver sofrimento”, aponta o artigo, mostrando que saúde mental não distingue credo, gênero ou classe social.
O momento que vivemos é delicado, mas temos a música para nos acompanhar e amparar nos momentos de dificuldade. Portanto, “Hands Together” foi produzida com o objetivo de unir as pessoas através da arte e mostrar que ninguém está sozinho nessa. Com certeza esse é o primeiro de muitos lançamentos que virão por aí entre Elias Goca e Tineway, mas por enquanto, ouça "Hands Together" e sinta a vibe dessa sonzeira!
Veja também
Pesquisa realizada pela Play BPM aponta que a saúde mental dos DJs e produtores brasileiros está debilitada, especialmente no período da pandemia Música eletrônica também acalma: confira playlist especial para o Dia de Combate ao EstresseSobre o autor

Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
