
Sónar+D 2025: conheça a programação que vai expandir os horizontes da criatividade e das artes através da tecnologia
O Sónar+D 2025 apresenta mais de cem atividades destinadas a inspirar, treinar e conectar criadores, profissionais de várias disciplinas e o público em geral, fornecendo uma plataforma dinâmica para a promoção e projeção de talentos locais e internacionais.
O programa está estruturado em três eixos temáticos: 'AI + Creativity', que examina como as ferramentas e abordagens de IA estão afetando a produção artística; 'Futuring the Creative Industries', um espaço para refletir sobre mudanças e oportunidades no setor; e 'Worlds to Come', uma exploração de cenários emergentes que definirão as relações entre tecnologia, cultura e sociedade.
Fóruns interativos, mesas-redondas, master classes, conferências performáticas, workshops, shows multidisciplinares e uma área de exposição com dezenas de projetos abrirão as portas para a descoberta do futuro antes que ele se torne o presente.
Entre as figuras convidadas deste ano estão Libby Heaney (Reino Unido), apresentada por SEIDOR, Tega Brain (AU), Rebecca Fiebrink (Reino Unido), Xin Liu (CN),
yaboihanoi (TH), Albert.DATA (ES), Danielle Braithwaite-Shirley (Reino Unido), Forensis & Bill Kouligas (INT), YESSI PERSE & laSADCUM (ES) e a estreia de 'Ama', o novo projeto de Maria Arnal (ES).
O festival expande suas colaborações em nível local e global com renomadas entidades culturais, acadêmicas e científicas, como o New Museum, a Serpentine Gallery, a Tabakalera, a Onassis Foundation, a Universitat Pompeu Fabra, o Barcelona Supercomputing Centre, a University of the Arts London, o IRCAM, o IASlab at La Salle-URL; empresas como a Stability AI e o Google Magenta, e projetos pioneiros de IA como o AudioStellar.
Além da IA, o programa se expande este ano para oferecer uma visão ampla e multidisciplinar do presente e do futuro, explorando temas que vão da sustentabilidade digital e do futurismo não binário à terraformação, exploração espacial, neurohacking ou tendências emergentes na cultura da Internet, incluindo sátiras incisivas sobre o tecnofeudalismo.
O Sónar+D 2025 será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho no Palau de Congressos da Fira Montjuïc, dentro do Sónar by Day, oferecendo aos participantes acesso a dezenas de palestras, debates e apresentações a partir das 10h, além de mais de 50 shows e DJs.
"IA + Criatividade": Novas ferramentas, aplicativos e abordagens alternativas para o uso da IA
Depois de quase uma década liderando a discussão sobre inteligência artificial nas artes, o Sónar+D continua explorando as conexões entre IA e criatividade, como sempre, a partir de uma perspectiva profundamente humanista.
Com a ajuda dos maiores especialistas em Interação Humano/Computador, este bloco de conteúdo aborda de forma prática ferramentas inovadoras, abordagens não convencionais e aplicações alternativas de IA nos campos da música, artes audiovisuais, design de interface e artes cênicas.
As atividades são voltadas principalmente para criadores de qualquer área artística, bem como para todos os profissionais direta ou indiretamente ligados aos setores criativos.
Os destaques do programa incluem:
- 'Introducing AI & Music' powered by S+T+ARTS: O maior encontro europeu de especialistas em música e IA se reúne no Sónar+D. Em um fórum aberto que inaugura o festival na quinta-feira, 12 de junho, o ‘Introducing AI & Music’ powered by S+T+ARTS' reunirá dezenas de artistas multidisciplinares, pesquisadores e os maiores especialistas em
- Interação Humano/Computador e inteligência artificial aplicada à música: Essa sessão de abertura contará com representantes de plataformas como a Stability AI, pesquisadores da Universitat Pompeu Fabra, da University of the Arts London, do Ministério da Cultura e da Universitat de Barcelona, entre outros, bem como desenvolvedores de IA e música de todo o mundo. Essa será uma oportunidade única de aprender em primeira mão sobre os últimos avanços na interseção da IA e da criatividade no som. Organizado em colaboração com o Ministério da Cultura da Espanha - Towards Mondiacult 2025.
- A terceira edição do +RAIN Film Festival, o festival de cinema e IA coproduzido pela Universitat Pompeu Fabra e pelo Sónar, ocorrerá durante a semana do Sónar no CCCB, no campus da UPF e no próprio festival. O +RAIN exibe os trabalhos audiovisuais mais inovadores e revolucionários criados inteiramente com IA, selecionados entre 250 inscrições de todo o mundo. Um destaque especial deste ano é que muitos dos criadores apresentados revelarão os bastidores de seus trabalhos: como desenvolveram todas as fases de um filme baseado em IA, revelando os processos e as ferramenta utilizadas.
- Duas atividades do Sónar+D serão abertas ao público em geral: SUMMIT: Onde os participantes poderão se informar sobre pesquisas recentes, descobrir novos talentos e participar de debates sobre a complexa relação entre IA e criatividade; e SCREENING: Uma sessão especial que exibirá os filmes premiados de 2025. Além disso, o SINAPSIS, um evento profissional a portas fechadas, funcionará como uma incubadora de novas ideias, exclusiva para participantes da +RAIN.
- Rebecca Fiebrink and Accessibility in Musical AI: Professora de Computação Criativa na University of the Arts London, pioneira em IA e música, e criadora da inovadora plataforma de IA Wekinator (2008). O professor Fiebrink apresentará ‘Design Your Dream Music AI Tool’, uma palestra que orientará os participantes a projetar ferramentas de IA personalizadas para a criação musical, destacando como o aprendizado de máquina pode capacitar artistas sem conhecimento técnico prévio.
- O Sónar+D 2025 também explorará a fusão de IA e música tradicional não ocidental: Liderada pelo cientista e artista tailandês ญาบอยฮานอย (yaboihanoi). Embora yaboihanoi apresente seu lado mais experimental no Sónar, ele também projetou ferramentas importantes para o Google e o TikTok, como o modelo de linguagem LLM usado no Doubao, o ChatGPT chinês. Esse visionário da IA apresentará a masterclass ‘Lemongrass & Bass: A Thai Recipe for AI Music’, compartilhando seu método de fusão de sons ancestrais com ferramentas de IA, expandindo os limites da composição musical codificada pelo Ocidente.
- AudioStellar: Um software pioneiro para fazer música com IA inspirado em visualização e mineração de dados. Criado em 2017 como um projeto de pesquisa na Universidad Nacional de Tres de Febrero, na Argentina, pelo coletivo de mesmo nome, eles retornam ao Sónar+D em grande estilo com uma palestra performática com imagens, dança e som intitulada ‘Emerging Sound Territories’, após serem selecionados para a Área de Projetos 2024.
- AI in Live Performance: O Sónar apresentará o novo trabalho de Maria Arnal. Após um longo compromisso de anos com a incorporação da IA em sua prática musical, Arnal revelará o resultado desse trabalho na estreia ao vivo de seu novo show ‘Ama’. Esse show será acompanhado no programa AI and Music por apresentações ao vivo de patten, Ville Haimala (‘Hyporeal’) e R-010 & Venerandi (‘Phenomena’), cada um deles com uma abordagem inovadora para a integração da IA.
- Playground de desempenho de IA: Um hacklab onde 12 participantes de campos como engenharia, design, música e criação audiovisual - selecionados entre mais de 100 candidatos em todo o mundo - trabalharão por três dias com ferramentas de IA antes de apresentar os resultados. O projeto é liderado pelos pesquisadores Peter Kirn e Anna Xambó (Queen Mary University of London), com o apoio do IASlab da La Salle-URL.
"Imagining the Future of Creative Industries" (Imaginando o futuro das indústrias criativas): Novas perspectivas e aprendizados para profissionais do setor
Este eixo temático do Sónar+D 2025 foi especialmente concebido para os profissionais do setor das indústrias criativas, oferecendo um espaço de aprendizagem, inspiração e reflexão sobre as mudanças que definirão seu futuro.
Os conteúdos deste bloco abordam as necessidades e os desafios daqueles que trabalham em programação, curadoria, gestão cultural, bem como em comunicação, publicidade, design de experiência, pesquisa de tendências e áreas relacionadas. Por meio de apresentações, debates e estudos de caso, esse espaço fornece insights importantes para inovar, adaptar-se e conectar-se a oportunidades futuras, oferecendo ferramentas, conhecimento e modelos de inovação para o setor.
O programa de fóruns, debates, apresentações e shows apresenta diferentes estudos de caso que refletem os novos modelos de criação, produção e exibição que estão surgindo nas artes digitais.
Em particular, o festival aborda missões institucionais de aproximar novas ideias e tendências da sociedade em um ambiente saturado de mídia e conteúdo em vários canais.
- Fórum ‘How to Future the Creative Industries’: O Sónar+D reúne os principais especialistas internacionais e representantes das principais instituições culturais que têm um foco especial nas artes digitais. Este evento contará com as contribuições de Salome Asega, do New Museum de Manhattan; da curadora independente e fundadora da HERVISIONS, Zaiba Jabbar; e de representantes da Onassis Foundation, da Serpentine Gallery, da NewArt Foundation e da Tabakalera, entre outros. Esse encontro extraordinário explorará, a partir de diferentes perspectivas e experiências, a missão fundamental das instituições culturais de trazer novas ideias e tendências criativas para a sociedade em uma era de constante mudança e aceleração.
- Transformação e o futuro da curadoria cultural: O Sónar+D apresenta um encontro único de curadores e diretores artísticos de festivais, espaços criativos e museus. O evento aborda os novos desafios na curadoria de eventos culturais e sua necessária conexão com as tendências que surgem tanto em espaços físicos quanto on-line. Entre os participantes estão Bethany Andrzejak do Le Guess Who? (um festival internacional de música alternativa em Utrecht), Maguette Dieng do FOC/Jokkoo Collective (um coletivo artístico que explora a música eletrônica a partir de uma perspectiva afrodiaspórica), Ikram Bouloum do Sónar e María Berríos do MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona).
- Workshops e diálogos sobre o futuro: Com uma abordagem que combina visão crítica e treinamento profissional, esse formato híbrido de palestra, apresentação e workshop é intitulado ‘Hacking the World’: A Critical Vision of the Future" (Hackeando o mundo: uma visão crítica do futuro). As analistas de tendências Berta Segura e Francesca Tur oferecerão uma sessão interativa com o público para analisar como o marketing, a geopolítica, a tecnologia e a cultura digital estão transformando os perfis dos criadores, a formação do público e as interações entre os artistas e o público.
- Patrimônio cultural e tecnologia digital: O Sónar+D criará uma réplica da abside de Sant Climent de Taüll para hospedar ‘Lux Mundi’, uma espetacular experiência audiovisual criada por quatro artistas digitais - Alba G. Corral, Massó, Desilence e Hamill Industries, juntamente com a dupla vocal Tarta Relena - que reinterpreta as pinturas a fresco dessa joia românica. A peça foi criada para celebrar o 900º aniversário da consagração das igrejas de Sant Climent e Santa Maria de Taüll. O “Lux Mundi” é uma iniciativa da Generalitat da Catalunha.
- TIMES, a Rede Europeia de Festivais para Colaboração Multidisciplinar e Co-Criação: O programa Sónar+D também inclui várias atividades organizadas sob a estrutura do TIMES, um projeto colaborativo entre o Sónar e outros nove importantes festivais europeus, cofinanciado pela União Europeia. A pesquisadora e curadora Margarida Mendes, fará uma palestra especial apresentando duas cocriações do TIMES a partir de 2024: Białowieża', de Chris Watson & Izabella Dłużyk, e ‘A Forbidden Distance’, de Saint Abdullah, Eomac & Rebecca Salvadori. A segunda co-criação da TIMES também será apresentada este ano no Sónar by Day. 'The Talk' é uma performance multidisciplinar inspirada no primeiro computador do mundo, o Antikythera da Grécia Antiga. Essa performance foi criada pelos músicos HEITH e James K, pelo artista-pesquisador Günseli Yalcinkaya e pela designer de palco Andrea Belosi.
- A MusicTech Europe retorna mais uma vez ao Sónar+D com um programa especial de atividades, organizado em colaboração com o Barcelona Music Tech Hub. A cerimônia de encerramento da Music Tech Europe Academy contará com a apresentação de startups selecionadas do programa da academia. Além disso, haverá uma sessão especial do MusicTech Dialogues focada no uso de dados na economia criativa.
"Worlds To Come" (Mundos por Vir): Possíveis Novos Mundos Imaginados pelas Mentes Mais Curiosas e Inquietas
O Sónar+D sempre olhou para o futuro do futuro. A programação deste ano abrange desde computação quântica e futurismo não binário até terraformação e viagens interestelares.
Uma série de atividades em diversos formatos (palestras radicais, espetáculos interativos, conferências performáticas e até rituais) que imaginam novos mundos e convidam o público do Sónar a descobri-los antes de qualquer outra pessoa.
Estas são as conferências audiovisuais, apresentações, rituais e performances radicais imaginando mundos por vir no Sónar+D deste ano:
- Arte e Computação Quântica: Libby Heaney, doutora em Ciência Quântica e a primeira artista do mundo a usar computação quântica na arte, apresentará uma conferência-performance original intitulada "Coma Meu Multiverso", onde, por meio de seu cativante mundo visual, ela convidará o público a repensar o status quo planetário a partir de uma perspectiva não binária. Este conteúdo é apresentado pela SEIDOR.
- Exploração Espacial: Xin Liu, artista e engenheira, trabalhou em prestigiados centros de pesquisa como o MIT Media Lab e o SETI. Seu trabalho, que apresentará em uma conferência audiovisual intitulada "Metabolismo Cósmico", concentra-se na exploração extraterrestre, e parte de seu trabalho já foi lançado ao espaço sideral para ser testado em condições de microgravidade ou ambientes espaciais extremos.
- Neurohacking ao Vivo: O artista experimental Albert.DATA, PhD em Ciências Cognitivas e professor e pesquisador da La Salle-URL, explorará os limites da tecnologia e do cérebro humano com sua performance "SYNAPTICON", na qual exibirá sua atividade cerebral usando interfaces cérebro-computador, expondo seus pensamentos e emoções em tempo real ao público.
- Narrativas Digitais Interativas: Danielle Braithwaite-Shirley apresentará uma sessão interativa entre videogame e performance, intitulada "NÃO PODEMOS MAIS FINGIR", imergindo o público em seu universo digital único, onde ela navega pela história de pessoas trans negras. Uma narrativa viva que só toma forma em diálogo com o público.
- Tecnologia Alternativa para a Sustentabilidade Digital: A artista e engenheira ambiental australiana Tega Brain, cujo trabalho envolve programação e a web, apresentará um conjunto de ideias e teses sob o título "Questões de Automação", abrangendo desde codificação criativa até abordagens "faça você mesmo", lançando luz sobre questões políticas e ambientais obscuras e oferecendo estratégias para sobreviver a potenciais desastres gerados pela humanidade.
- Astrologia e Cultura Pop Transgressiva: As artistas e astrólogas visionárias Alice Sparkly Kat e Manuka Honey convidarão o público a participar de um ritual, "Ouça, as Estrelas Estão Falando", no qual resgatarão o impacto da astrologia na cultura pop atual, demonstrando seu potencial como parte fundamental do trabalho de muitos artistas e inovadores.
- Narrativa Audiovisual Multiformato: Um retrato impressionante do colonialismo alemão na Namíbia. Forensis, o grupo que investiga violações de direitos humanos associadas à Arquitetura Forense, une forças com o músico Bill Kouligas (conhecido por sua gravadora PAN) em "The Drum and the Bird". Esta eletrizante narrativa audiovisual combina paisagens sonoras generativas, depoimentos orais e cartografias 3D para documentar a exploração da ex-colônia alemã, a Namíbia.
- A Nova Estética Pop: A analista cultural Julieta Wibel e o tecnólogo criativo Mike Fernández se juntarão aos artistas Samantha Hudson e YESSi PERSE para analisar "Math Thrash", o termo que Wibel propõe para definir a estética pop digital atual, que mistura cultura gótica, cores fluorescentes, memes, fantasia e ficção científica. O pop não é mais bidimensional e amigável; é 3D, viscoso, neon, corrosivo e monstruoso.
- "CYBERMEDIEVAL": Uma Sátira ao Tecnofeudalismo. Uma das companhias de dança mais empolgantes do momento, laSADCUM, se junta à dupla multidimensional de avatares de carne e osso YESSi PERSE para apresentar um novo espetáculo audiovisual que questionará o poder das grandes empresas de tecnologia na era digital.
- Performances Inovadoras: Propostas Inovadoras que Conectam Música, Artes Visuais, Dança e Performance. A musicista Dania e o artista visual Mau Morgó usarão instrumentos criados com escaneamentos 3D de artefatos mesopotâmicos do Museu Britânico para questionar nosso compromisso com a descolonização na estreia mundial de sua colaboração radical ao vivo "réplica — relíquia". A dupla de raves Animistic Beliefs e Jeisson Drenth explora a identidade cultural mista em "Thức Tỉnh", combinando sons tradicionais com perspectivas contemporâneas. Luis Garbán (Cardopusher) estreia seu projeto audiovisual Safety Trance com "DESTRUCCIÓN", um show que funde reggaeton, industrial e breakcore. Vica Pacheco mescla composição eletroacústica com suas próprias animações 3D em "ITA". Por fim, Alice Sparkly Kat colabora com o coletivo local Akuyte em uma performance audiovisual criada especialmente para o Sónar.
Ainda por vir
- Project Area: Em breve, o Sónar revelará os projetos de arte e tecnologia selecionados este ano para a Project Area, a maior exposição interativa do Sónar+D até o momento, localizada no coração do Sónar by Day. Com mais de 60 projetos, a maioria deles selecionados entre 500 inscrições para a Chamada Aberta do Sónar, este espaço apresentará inovações excepcionais em tecnologia, design e pensamento radical, consolidando-se como referência internacional em criatividade e inovação.
- Programa New Communities: O Sónar+D convidará à participação ativa, oferecendo várias horas de sua programação a comunidades líderes em criatividade, ciência, marketing e tecnologia. Esta nova iniciativa reunirá diversas comunidades criativas e tecnológicas que estão impulsionando mudanças em seus respectivos campos, com um programa participativo a ser anunciado nas próximas semanas.
- E muitas outras atividades: A Semana Sónar se estenderá de terça-feira, 10 de junho, a domingo, 15 de junho, transformando Barcelona na capital mundial da música, inovação e criatividade, em colaboração com instituições culturais e musicais de primeira linha da cidade.
As atividades terão início na terça-feira com a 3ª edição do +RAIN Film Festival, o festival de cinema gerado por IA coorganizado pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) e pelo Sónar. Além disso, esta 32ª edição do Sónar será inaugurada com um concerto especial na quinta-feira, 12 de junho, no Palácio da Música Catalã, com um repertório de obras de Steve Reich e da premiada compositora Raquel García-Tomás. Em breve, também será anunciada a proposta artística para o ciclo SonarMies deste ano no Pavilhão Mies van der Rohe, juntamente com novas colaborações com a Foto Colectània e a Fundació Miró.
Ingressos e informações em sonar.es
Para acessar todas as atividades e espaços do Sónar+D 2025 — incluindo as sessões exclusivas da manhã de quinta e sexta-feira, bem como o Lounge+D — é necessário adquirir um SonarPass+D ou um Sónar by Day Pass.
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

Sónar+D 2025: conheça a programação que vai expandir os horizontes da criatividade e das artes através da tecnologia

Sónar 2025 conta com Vintage Culture, Mochakk, Skrillex e mais 100 nomes em junho
